domingo, janeiro 29, 2012

Chegou a minha vez e agora?

Postado por Líndissy Luara às domingo, janeiro 29, 2012
Esse é o ano do seu vestibular? O primeiro passo é respirar fundo e não pirar! Tenho ótimas dicas que funcionaram bem comigo e com minhas amigas também.

Primeiro: Não adianta ficar se pressionando para escolher uma profissão logo no começo. Converse com seus professores sobre esse assunto, peça conselhos. Vá em feiras para estudantes, lá você pode fazer testes de vocacionais sérios, conhecer os cursos, conversar com professores e até estudantes.

Segundo: Conciliar escola com o cursinho pré-vestibular não é NADA fácil, ainda mais se sua escola for muito rígida. No cursinho você não aprende a matéria, só revisa. Os professores não dão taaaanta atenção e nem vão ficar pegando no seu pé, como na escola. Eu fiz cursinho no ETAPA, eram mais de 100 alunos na sala, o professor não tá nem ligando se você está conversando, se saiu trinta vezes para ir ao banheiro ou se dormiu a aula toda (claro que isso depende do professor, tem um ou dois que chamam a atenção). Tudo depende de você, é o primeiro contato com a independência.

Terceiro: Estude em casa, faça exercícios, pratique sua escrita (a redação tem um peso importante). Nunca gostei de grupo de estudos, sempre preferi me concentrar sozinha e tentar tirar minhas próprias dúvidas fazendo pesquisas.

Quarto: Procure saber um pouco mais sobre as faculdades que quer se candidatar. Se tiver a oportunidade de  conhecer o campus, melhor ainda. O ambiente, a higiene, os laboratórios, as salas também são importante. Vou postar algumas fotos aqui para vocês conhecerem uma pequena parte das faculdades mais TOPS (no ensino) daqui de São Paulo. As duas primeiras são na USP e as outras quatro são na UNICAMP. (O bonitão de verde é professor DE FÍSICA no cursinho).




Quinto: É normal ficar achando que não estudou o suficiente, muito normal mesmo. Até o asiático mais nerd de todos também pensa assim. Porém existe um sentimento chamado CONFIANÇA e você vai precisar muito disso. Confie no seu esforço, no seu merecimento, na sua capacidade de aprender. 

Sexto: O ENEM está cada vez mais próximo. A prova é mais uma resistência física do que psicológica. Tente não perder o foco durante a prova e lembre-se LEIA ATENTAMENTE PARA LER UMA VEZ SÓ. Faça o rascunho da redação primeiro, leve todo material necessário, chega no local com antecedência, leve água e pouca coisa para comer, você não terá tempo para ficar fazendo "boquinha" durante a prova.

Sétimo: As inscrições abriram, não deixe para o último dia, porque você precisa ir no banco pagar a taxa de inscrição que geralmente é bem cara. Nessa época você já precisa estar com pelo menos duas opções de curso que queira fazer. 

Oitavo: No dia da prova chegue cedo no local para se "ambientalizar ". Compre água, confira seu material, ande um pouco, se concentre. Vai ser difícil segurar a ansiedade, mas tente se acalmar. Vá ao banheiro antes de entrar na sala, se entrar vai ter que esperar até começarem a prova. TIRE A BATERIA DO CELULAR. 

Nono: Os resultados vão chegar e se você passou bom... PARABÉNS! Não Passou? Sem preocupação, repita o processo com mais dedicação e confiança. Estude e se empenhe mais uma vez. 

Décimo: Pode ter parecido fácil, mas não é :( o ano vai passar voando e quando você percebeu passou por tudo, mas quando terminarem as provas você vai estar ACABADO. Porém estar na faculdade vai te dar gás para continuar estudando. Dia primeiro de Fevereiro começam minhas aulas na FMU, vou participar no trote e espero trazer fotos para mostrar um momento único e tão divertido. 

*Se você tiver a oportunidade de fazer cursinho, FAÇA. É uma experiência muito boa de aprendizagem, você começa a se virar sozinho e percebe que com dedicação pode se dar bem. Fora que é diferente da escola, os professores são MIL vezes mais engraçados, você conhece gente legal e aprende algumas curiosidades, métodos para decorar fórmulas, fazer musiquinhas para não esquecer regras gramaticais.

* Não é maduro o suficiente para fazer faculdade? Então termine o ensino médio, faça alguns cursos (inglês, informática, técnico) e depois se empenhe para ser universitário. A maturidade um dia vai chegar. 

Espero que a minha experiência com vestibulanda ajude vocês que vão passar por isso.Tenham foco e firmeza nas decisões, porque nem sempre se pode voltar atrás. Beijos ♥   



2 comentários:

Anônimo disse...

Oii Lindy, você fez mesmo o post, adorei! Desculpe não ter visitado aqui antes, eu estava concentrada em outras coisas nos últimos dias. Enfim, adorei o post, sua ajuda vai ser muito útil pra mim. Eu até tentei convencer a minha mãe a me colocar em um cursinho mas ela não achou necessário, disse pra eu estudar em casa. Isso me deixou desanimada, mas eu vou seguir em frente. Diferente de você, eu gosto muito de grupos de estudo, acho que me ajuda a pensar além de me dar ânimo para estudar. Vou me esforçar muito. ><

Beijos, obrigada mesmo pelo post, eu adorei de verdade!

Líndissy Luara on segunda-feira, fevereiro 06, 2012 disse...

Estudar em casa tem um lado ótimo: você não desvia sua atenção e pode se controlar! Apesar do computador, da tv, da cama. No cursinho você se desconcentra com aquele deus grego desfilando pela sala HDSIUHDISHDS Eu sofri muito com isso d; Se você gosta de estudar em grupos, aproveite isso e chame seus amigos *-* ter gente conhecida na mesma faculdade é confortante! Beijos ♥ de nada kkk

Postar um comentário

 

Thoughts of girl Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template | bolsas importadas Vector by Artshare